Os primeiros momentos importam para o desenvolvimento cerebral das crianças, UNICEF

UNICEF e Fundação Lego lançam campanha sobre primeira infância

NOVA IORQUE, 10 de Janeiro de 2017 – Apoiado pela Fundação Lego, o UNICEF lançou a campanha #PrimeirosMomentosImportam (#EarlyMomentsMatter), que foi também apresentada no Fórum Econômico Mundial em Davos, a partir de um grande almoço, realizado em dia 18 de janeiro, nesse expressivo evento global. A proposta visa aumentar a consciência sobre a importância dos primeiros 1.000 dias de vida de uma criança e o impacto das experiências precoces no cérebro em desenvolvimento.

Durante essa janela crucial de oportunidades, as células cerebrais podem fazer até 1.000 novas conexões a cada segundo – uma velocidade única na vida. Essas conexões contribuem para o funcionamento e a aprendizagem do cérebro das crianças e lançam as bases para a saúde e a felicidade delas no futuro. A falta de cuidado – que inclui nutrição adequada, estimulação, amor e proteção contra o estresse e a violência – pode impedir o desenvolvimento dessas conexões fundamentais.

A campanha começa com #EatPlayLove (#ComerBrincarAmar) – uma iniciativa digital e impressa dirigida a pais e cuidadores que traz as descobertas da neurociência sobre como os cérebros dos bebês se desenvolvem. Os materiais de #EatPlayLove explicam a ciência de uma forma simples e visualmente interessante para incentivar pais e cuidadores a que aproveitem ao máximo essa oportunidade inigualável de proporcionar para suas crianças o melhor começo de vida possível.

Por meio do engajamento das famílias, a iniciativa também visa impulsionar a demanda por serviços de desenvolvimento infantil acessíveis e de qualidade, e influenciar os governos para que invistam em programas voltados para as crianças mais vulneráveis.

Cerca de 250 milhões de crianças em países em desenvolvimento correm o risco de um desenvolvimento precário devido ao atraso em seu crescimento e à pobreza. Mas a necessidade de maior investimento e ação no desenvolvimento infantil não se limita aos países de baixa renda. As crianças desfavorecidas que vivem em países de renda média e alta também estão em risco. O UNICEF estima que milhões de crianças passam seus anos de formação crescendo em ambientes pouco estimulantes e inseguros, colocando em risco o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

O investimento na primeira infância é uma das formas mais rentáveis de aumentar a capacidade de todas as crianças de atingir o seu pleno potencial – aumentando a sua capacidade de aprender na escola e, mais tarde, a sua capacidade de se sustentar como adultos. Isso é especialmente importante para as crianças que crescem na pobreza. Um estudo de 20 anos mostrou que as crianças desfavorecidas que participaram de programas de desenvolvimento infantil de qualidade até os 3 anos de idade chegaram a ganhar até 25% a mais quando adultos do que seus pares que não receberam o mesmo apoio.

As intervenções para o desenvolvimento da primeira infância, como o pacote Care for Child Development (Cuidado para o Desenvolvimento Infantil) – que inclui o treinamento de agentes comunitários de saúde para ensinar às famílias a importância de brincar com suas crianças de uma forma que estimule o desenvolvimento saudável –, podem custar apenas 50 centavos de dólar per capita ao ano, quando combinadas com serviços de saúde existentes.

O UNICEF por meio dessa campanha, com alcance mundial, pretende estimular governos para que aumentem os investimentos na primeira infância, ampliem os serviços sociais e de saúde oferecidos às crianças e reforcem os serviços de apoio aos pais e aos cuidadores.

Essa campanha faz parte do programa mais amplo do UNICEF sobre o desenvolvimento infantil, apoiado pela Fundação H&M, Fundação Conrad N. Hilton, Alex and Ani e Fundação Ikea.