Projetos

Artigos

Primeira infância: Indicadores de vulnerabilidade

Nesta seção das Séries Primeira Infância são abordados indicadores de situação de vulnerabilidade para as crianças entre 0 e 6 anos de idade. Os dados aqui apresentados foram gerados a partir dos resultados das PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1999 e 2009.

Como o estresse crônico está prejudicando nosso DNA

Elissa Epel, pesquisadora da Universidadeda Califônia, em São Francisco (EUA) estuda como a personalidade, os processos de estresse e o ambiente afetam nosso DNA - e como podemos reduzir esses efeitos prejudiciais.

O desenvolvimento da personalidade na primeira infância e a tutela jurídica da família

A análise sobre a perspectiva da teoria sociopsicanalítica de Alfred Adler, das autoras Camila Salgueiro da Purificação Marques e Renata Ovenhausen Albernaz, tem por base o problema central de encontrar um fundamento, em pesquisas específicas sobre a relação entre convivência familiar e desenvolvimento personalidade da criança, para a afirmação, interpretação e futuras propostas de especificação desse direito da criança à convivência familiar, direito este firmado, ênfase, tanto no âmbito nacional como internacional na contemporaneidade.

Gravidez na adolescência: dimensões do problema

Uma intrincada rede de fatores confere à gravidez na adolescência um grau elevado de risco para a mãe e para a criança, especialmente as de classes populares. As conseqüências perversas de uma gravidez na adolescência se fazem sentir tanto na morbidade/mortalidade de mãe e bebê quanto nos impactos econômico, educacional-escolar e social. Agir educacionalmente é um forma de enfrentar esse problema.

Progenitores presidiários

Ter um dos progenitores presidiários é fator de risco para crianças. Ter os dois pais presidiários é risco adicional. Paternidade irresponsável, um terceiro fator e pobreza, o quarto. Ser, viver e se desenvolver distante do contato físico e afetivo da mãe o quinto. Qual o futuro que podemos esperar de filhos de mães presidiárias no País? Algo para ser pensado com urgência, não?

Primeira infância - período decisivo na vida

A idéia de que a primeira infância é período decisivo na formação da personalidade, do caráter e do modo de agir do adolescente e do adulto encontra sustentação em dados recolhidos nos últimos 100 anos de pesquisas científicas.

Últimas Notícias